Carregando

O que é compliance empresarial e como implementar na sua organização

Autor: admin

Data: 01/06/2022

Imagem funcionários alegres trabalhando, falando sobre compliance empresarial
Imagem funcionários alegres trabalhando

No universo corporativo, o termo compliance empresarial é fundamental. Mas você sabe o que ele significa? O objetivo é certificar que as regras sejam respeitadas dentro do ambiente profissional. Assim, com um código de conduta eficiente, a organização encontra benefícios, pois aumenta sua segurança e credibilidade no mercado.

Para saber mais sobre compliance empresarial e como aplicá-lo, continue a leitura.

Apesar de ser um termo americano, compliance é adotado em todo o mundo para se referir a uma prática corporativa. Resumidamente, ele significa que uma organização deve agir conforme uma norma ou lei interna, como um pedido ou um comando pré-estabelecido.

Sendo assim, espera-se que uma empresa em compliance atue em conformidade com esses requisitos, que podem ser tanto internos, quanto externos.

Ao dizer que uma empresa está em compliance, entende-se que ela possui um sistema próprio de políticas internas, que pode incluir até mesmo um código de ética. Com isso, são especificados condutas, procedimentos e normas que visam prevenir e, inclusive, impedir que ocorram situações ilegais ou lesivas ao negócio e ao mercado na qual está inserida.

Dessa forma, espera-se que todos os funcionários e colaboradores, incluindo os gestores e demais prestadores de serviços, tenham suas condutas guiadas por tais normas.

Por que estar em compliance é vantajoso para a empresa?

Com as devidas explicações sobre o que é compliance e como ele funciona na prática, é hora de entender quais as vantagens que essas condutas geram à empresa.

Em geral, quando uma organização investe em um código próprio, consegue transparecer a imagem de credibilidade e responsabilidade junto ao mercado. E esses aspectos permitem que ela se destaque entre a concorrência.

Assim, ao construir uma imagem sólida, comprometida e ética, a empresa consegue se beneficiar, ainda, com outros recursos, que vão desde a sua valorização no mercado, até as linhas de crédito com descontos atrativos.

No entanto, a credibilidade também é positiva junto aos investidores, visto que as chances de gerar retorno são maiores.

Ao se tornar uma instituição competitiva no mercado, a solidez do negócio é conquistada e, automaticamente, a empresa se torna um local procurado por trabalhadores qualificados. Assim, até mesmo a retenção de talentos e a contratação de pessoal especializado torna-se uma vantagem. Ou seja, quando uma empresa adota o compliance, se beneficia em diferentes aspectos. Além disso, é capaz de conduzir com clareza e assertividade situações inesperadas a partir de uma gestão de riscos eficiente.

Qual o passo a passo para implantar o compliance empresarial?

  • Elaborar um código de ética interno, que deve ser seguido e respeitado por todos colaboradores, gestores e prestadores de serviço.
  • Contar com o apoio de representantes da equipe, a fim de desenvolver orientações baseadas na política empresarial e no modelo de governança.
  • Embora seja um processo lento, implantar o compliance gera resultados excelentes. Dessa forma, é preciso contar com o engajamento de todos os funcionários, inclusive dos diretores. Todos devem seguir o regimento interno elaborado.
  • Criar canais de comunicação para que as equipes possam expressar opiniões e, inclusive, realizar denúncias acerca do não-cumprimento do código de ética.
  • Ao concluir a implantação do departamento de compliance, realizar uma apresentação à equipe, mantendo um diálogo aberto com todos.
  • Destinar uma equipe exclusiva para o departamento, a fim de garantir que as normas e o regimento sejam cumpridos por todos e que o papel da organização junto à comunidade esteja sendo realizado com êxito.
  • A equipe de compliance também se responsabiliza pelo due diligence, um estudo prévio que permite avaliar os riscos que determinada ação, projeto ou atividade previstos para ocorrer possam gerar nos públicos atingidos.

Lembre-se que, atualmente, o compliance empresarial deve fazer parte de toda empresa, afinal, é primordial que a organização esteja comprometida com as melhores práticas tanto no que se refere ao seu ambiente interno, quanto aos impactos e mensagens que transmite ao mercado externo.

Para entender mais sobre o assunto e saber como aplicá-lo à realidade da sua empresa, entre em contato e converse com a nossa equipe.

Compartilhe:

© Reis Advogados . Todos os direitos reservados.