Carregando

Tokenização: Como ela se aplica no agronegócio?

Autor: Vinicius

Data: 15/09/2023

TOKENIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

A tokenização de ativos, no mercado agro e muitos outros, é uma forma de viabilizar negócios mais ágeis, com maior liquidez e resultados melhores para quem negocia e para quem investe.

Sendo assim, no setor do agronegócio, a tokenização permite que pequenos e médios investidores também possam participar sem as barreiras de entrada que existem no sistema financeiro.

É possível tokenizar uma safra de soja e alcançar um público potencial muito maior que aquele que tem acesso aos produtos de investimento ligados ao agro – os CRA e as LCA.

Pequenos e médios investidores também podem participar sem as barreiras de entrada que existem no sistema financeiro. Basta ter uma conta em uma corretora de tokens e uma carteira digital.

Passo a passo de uma operação de tokens no agronegócio

Pode parecer complexo, mas o passo a passo é simples. Confira: 👇

1º Passo: A empresa especializada em tokenização estuda a viabilidade de tokenizar o ativo, avaliando todos os aspectos (comerciais, legais, fiscais);

2º Passo: O ativo é fracionado em uma quantidade de tokens (cotas);

3º Passo: Os tokens são ofertados em uma blockchain, suportada pelo smart contract que determina as regras do negócio;

4º Passo: Ao final do prazo de captação de recursos com a tokenização, a blockchain faz eletronicamente a transferência do capital apurado para a empresa e credita aos investidores os tokens comprados.

5º Passo: A blockchain remunera cada token da forma prevista no smart contract, devolvendo o investimento aos compradores.

3 maiores vantagens da tokenização no agronegócio

  • Segurança absoluta

Tokens são criados em uma blockchain, um ambiente digital de última geração, com os protocolos mais avançados de segurança de dados e geração de registros.

E tudo isso sem interferência humana. Essa arquitetura inovadora confere a proteção máxima contra ataques virtuais, duplicidade de uso do token e fraudes.

  • Operações ágeis sem intermediários

Como a rede é descentralizada, as pontas que fazem o negócio são o computador do investidor e a plataforma de oferta de tokens, gerida por empresas especializadas em tokenizar ativos.

  • Democratização dos investimentos

Esse é o maior diferencial para investidores com bolsos de todos os tamanhos: os bens podem ser fracionados em uma grandes.

Quantidade de tokens, o que reduz muito o valor do investimento e permite que mais pessoas participem dele.

Gostou do conteúdo? Confira nosso canal no youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCTbs3ldG-NQNFFGP9bOh26Q

Compartilhe:

© Reis Advogados . Todos os direitos reservados.