Carregando

Carteira de Trabalho Digital

Autor: admin

Data: 21/10/2021

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física.

O aplicativo existe desde 2017, porém somente no ano de 2020 foi aprovado a substituição da carteira física. A carteira digital não será aceita para identificação civil, ela será válida apenas para acompanhamento de contratos de trabalho. A mesma também será útil nos casos em que as pessoas são roubadas ou perdem seus documentos, sendo necessário solicitar a segunda via, o que acaba demorando dias ou semanas, fazendo com que algumas pessoas percam até oportunidades de emprego.

O trabalhador poderá simplesmente apresentar o número do CPF em caso de admissão em alguma empresa e o registro será realizado direto de forma digital, será possível também verificar todas as experiências profissionais formais pois estarão no aplicativo. Esse documento substitui a carteira de papel, porém é recomendado que o trabalhador guarde o documento físico para comprovação de vínculos empregatícios.

Segundo o ministério da economia as empresas que utilizam o eSocial não precisarão preencher a carteira física, nem digital, pois assim que as informações do novo colaborar forem lançadas no sistema, será migrado automaticamente para a carteira digital. Para as empresas que não utilizam o eSocial, deverão prosseguir com o cadastro manual na carteira física.

Conheça alguns benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital:

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

– Redução do número de fraudes

O aplicativo está disponível para os cidadãos, para celular nas versões iOS e Android e Web.

Compartilhe:

© Reis Advogados . Todos os direitos reservados.